Sintra, o éden de montes e vales

27 de abril de 2011


Sintra é uma belíssima cidadezinha escondida entre montes. O título acima é uma alusão a Lord Byron, famoso poeta romântico britânico que, apaixonado pela cidade, a chamou de Éden Glorioso em um de seus poemas.
O hostel que estava hospedado, ao abrir a janela, tinha uma vista linda do castelo dos mouros, localizado no mais alto monte visível da cidade.
Saí de casa para pegar o ônibus para o cabo das rocas, porém cheguei um tanto atrasado e teria que esperar por quase uma hora e meia. Neste caso, preferi adiantar o passeio que faria em seguida, uma visita ao Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.
O Castelo dos Mouros, foi construído há quase mil anos durante a ocupação islâmica de Portugal. As paredes são bem desgastadas e antigas, mais do que qualquer outro castelo que eu tenha visitado até agora. Logo na entrada, pode-se ver um grupo de arqueólogos trabalhando no local. Sintra, é uma cidade muito antiga e suas primeiras ocupações remontam entre 1000 e 800 a.C.
As muralhas do castelo

Arqueólogos trabalhando

Subindo pelas ruínas dos muros do castelo, a vista é de tirar o fôlego. Pode-se ver todo o vale em que Sintra se localiza até o oceano que está a apenas 8 km de distância.

Bem ao lado do castelo, fica o Palácio da Pena, residência de verão dos antigos reis portugueses.
A arquitetura do local é bastante interessante, uma mistura de estilos e cores tão abrangente que parece ser capaz de agradar a todos os gostos.

Dentro dele, há um museu mostrando os aposentos reais mais ou menos da forma que se esperaria encontrar se ainda houvessem reis e princesas morando por lá. O caminho por entre as salas é demarcado com paredes de acrílico além de câmeras em todos os aposentos, até mesmo os insignificantes. Não se pode tirar fotos lá dentro, e vigiado pelas câmeras faltou coragem para desafiá-los... Exceto por uma foto, a sala dos veados, bem, a foto é autoexplicativa. E não, não há nenhuma bandeira do tricolor paulista.
Foto estilo Prenda-me se for capaz

Na saída nos deparamos com a simpática escultura abaixo.


Existe também um enorme e vasto jardim, anexo a este palácio, porém não havia tempo para apreciá-lo. Meu próximo destino me aguardava.
O Cabo das Rocas é o ponto mais ocidental do continente europeu. Sua paísagem é indescritível e as fotos não fazem jus à magnificência do lugar.



O mapa do rolê de hoje foi o seguinte:

Para mais fotos, clique duplo no mapa.

Na volta, peguei um trem para Lisboa e de lá um ônibus para a linda cidade de Évora. O mapa dessa viagem foi:


A Muralha de Évora

1 comentários:

Osmar Piffer disse...

Cara, o blog tá fantástico, imagino então como é que está a viagem!!

Abraço!

Postar um comentário