Ao longo do Rio Douro

13 de abril de 2011

Há uma linha de trem, muito bonita, que segue todo o percurso do Rio Douro, aquele que embeleza a cidade do Porto.
Nesta rota, pode-se degustar o famoso vinho do Porto, diretamente onde ele é produzido.
Existem várias cidades no caminho, parei em três delas.

Peso da Régua
A primeira parada onde seria necessário trocar de trem. Eu teria quase três horas para explorar a cidade, e foi exatamente isso o que fiz.

Fui ate uma ponte, com um lindo panorama, e o rio abaixo.
Resolvi dar uma volta no quarteirão, andei demais, não faria novamente.
Cheguei ao centro da cidade (onde fica a igreja), faminto, morrendo de sede e parei no primeiro restaurante que vi e pedi um delicioso prato de bacalhau.


Me trataram como se eu fosse a sensação da cidade naquele momento. Muito simpáticos, vinham me perguntar a cada cinco minutos se estava bom, e eu sempre confirmando sempre.

Pocinho
A última cidade da linha do Douro. Uma pequena cidade que parece girar em torno da estação de trem.
Eu planejava seguir viagem até a cidade de Moncorvo, que era um pouco maior, mas ao questionar um dos moradores, ele me confirmou que só de Taxi, o que me custaria algo perto de 20 Euros, deixei passar a oportunidade. Acabei decidindo por voltar o caminho até uma cidade turística. Continuei a conversa com esse morador, João, que trabalha como policial na cidade do Porto. Um senhor extremamente gentil e com muita história para contar.

Pinhão
Uma cidade que é parada obrigatória por ter diversos atrativos turísticos. Há o museu do Vinho do Porto, várias lojinhas de lembranças, entre outras coisas.
Ao chegar lá, encontrei um grupo de idosos, moradores de Pinhão e os perguntei se sabiam que horas o próximo trem passava, e eles claro, morando há décadas com o trem passando sempre nos mesmos horários, sabiam na ponta da língua. Pessoal muito gentil e acolhedor, me deram todas as dicas do que fazer na cidade até o trem passar.
Tomei um café na loja Café Pinhoense, andei na beira da praia fluvial e tirei algumas fotos dos navios, dei a volta pela cidade e tomei um cálice de Vinho do Porto.

Ao final, peguei o trem de volta ao Porto e de lá segui viagem para Lisboa. Infelizmente, me parece que o Porto foi a cidade que menos explorei até agora, ainda assim é uma cidade apaixonante.

O trajeto foi:

Para ver todas as fotos, clique duplo.

Segui viagem para Lisboa, com o seguinte trajeto:

1 comentários:

Camila May disse...

Annnnnnnnnn... vc foi comer bacalhau sem eu de noooooooooovo....eu tbém quero!!!

Postar um comentário