Salamanca - Uma mistura de muitos mundos

9 de abril de 2011

A viagem para Salamanca foi bastante tranquila, a única surpresa, que de certa forma era previsível, foi que eu não consegui dormir tanto quanto eu imaginava que conseguiria. Uma pelo fato de o ônibus não ter banheiros, o que o obriga a fazer paradas a cada uma ou duas horas. E outra pelo fato de eu estar um pouco ansioso.

Salamanca é uma cidade universitária que é em muito parecida com Barcelona. Possui o centro histórico com prédios de arquitetura fascinante, ter muitas pessoas estrangeiras e ser muito organizada. Por outro lado possui algumas diferenças marcantes. Primeiro que é uma cidade menor com um grande rio que a cruza, o que dá a ela um ar um pouco mais bucólico. Outro detalhe que nos chama bastante a atenção, é que em Barcelona, é muito fácil distinguir o centro velho dos novos bairros. A arquitetura é antiga, as ruas são estreitas e escuras no centro, fora dele, são como em qualquer outra cidade, com largas avenidas e prédios altos. Salamanca, me pareceu ter uma mistura mais harmônica entre o velho e o novo, e por isso não é nada fácil descobrir se estamos no centro ou nos bairros. Exemplo desta harmonia achei em um restaurante, onde as mesas eram postas entre as ruínas do que parecia ser dos tempos de Roma.


Outro lugar particularmente belo da cidade é a Ponte Romana.


O campus universitário é parecido com o campus da Unesp em São Paulo, cujos prédios ficam espalhados dentro do perímetro da cidade, e lá foi bastante curioso, pois numa dessas andanças encontrei um prédio que era o Centro de Estudos Brasileiros, não resisti e fui dar uma checada. Estavam havendo palestras em uma pequena conferência, e para a minha surpresa um dos palestrantes morava no Crusp (Conjunto residencial da USP) com alguns grandes amigos meus... Mundo Pequeno.
Tenho comido muita coisa barata, o que me ajuda a me manter dentro do meu Budget. Um dos meus preferidos é a baguete com presunto ibérico (parecido com o Parma, se não for o mesmo), é bom, barato e enche a pança. Pratos tradicionais e, consequentemente, mais caros, eu deixo para comer quando estou em grupo.
Meus planos iniciais era passar em Salamanca e ir no mesmo dia para Lisboa, porém primeiro descobri que os ônibus para Portugal eram apenas de manhã, em seguida, descobri que para a cidade do Porto, a passagem era mais barata. Como pretendia ir ao Porto de qualquer maneira a partir de Lisboa, preferi ir ao Porto.
Mais a noite conheci dois ingleses que estavam participando de um projeto de caridade cujos participantes iriam, apenas pedindo carona até o Marrocos (o link do projeto é este). Caras muito gente finas. Até me fizeram pensar em me juntar a eles, mas preciso MESMO passar em Lisboa o quanto antes.
Fomos, com os dois ingleses, jantar sem gastar em uma lojinha de um Paquistanês que mandou super bem em um sanduíche que lembra muito aqueles churrascos gregos que tinham em SP.
O roteiro de Salamanca foi:

Clique duplo para ver as fotos.

O caminho para o porto:

3 comentários:

Camila May disse...

Oshe, vc andou muito hein. Depois reclama que está com bolhas porque o tênis é ruim? rs A cidade não tem mta cor né :) Bj e se cuida!

Anônimo disse...

ola! você sabe qual onibus vai de porto para salamanca? nao consigo descobrir.
obrigada!
jp.carolina@yahoo.com.br
Carol

Bruno Teixeira disse...

Oi Carol, vc pode tentar a Alsa (alsa.es), a maior empresa de transportes rodoviários da Espanha, já consultei o site e existem ônibus disponíveis.
Mas em minha opinião, nem vale a pena esquentar a cabeça agora, chega lá e arruma um ônibus, que existe grande disponibilidade.

Postar um comentário