Inferno astral em Istambul!

13 de setembro de 2011



Istambul, uma cidade ímpar. Agrega o Oriente e o Ocidente não apenas culturalmente mas também fisicamente, afinal, é em Istambul que pode-se chegar da Europa à Ásia apenas cruzando uma ponte ou pegando uma balsa.

O ônibus para Istanbul era algo fora do comum, vinha com telas individuais onde se podia assistir filmes (todos em turco), novelas, jogar vídeo-game e o mais importante, deixar desligada. Havia também serviço de bordo com deliciosas guloseimas e bebidas refrescantes.
Foi nesse ônibus que conhecemos um grupo de quatro britânicas animadíssimas que marcaria a nossa estada em Istambul. Katie, Andrea, Ruth e Jennie (faltou uma foto com elas, maldita câmera quebrada). Elas tinham reservado o mesmo Hostel que eu e o Fred havíamos decidido ficar, era o mais barato e tinha cafá da manhã incluso. Chegar lá foi uma tremenda aventura, caminhando por ruas desconhecidas em um país com uma língua ininteligível, pedindo informações em linguagem de sinais, enfim, chegamos ao bairro de Sultanahmet.
Mais uma para terminar de destruir o meu dia... Não conseguia sacar dinheiro nos ATMs. Assim essa era mais uma para a lista de merdas que estavam rolando:
1- Perdi acesso à minha conta de e-mail do yahoo (a mesma de uns 15 anos atrás).
2- Minha câmera continuava quebrada.
3- Não conseguia sacar dinheiro.
Assim, decidimos ir tomar um café com uma vista linda da cidade mas eu ali sem dinheiro para pagar o café (que ficou na conta do Fred), sem câmera para tirar uma foto daquele maravilhoso panorama e sem e-mail para ter notícias das pessoas. Oh vida cruel.

Mas enfim, chegamos ao hostel, e o Fred foi direto para a cama, eu, conforme planejado, saí em busca do reparo para aminha câmera, anotei o endereço da Sony, que ficava do outro lado da cidade (na ásia). Foi uma experiência muito interessante. Ninguém falava inglês, eu não falo turco, assim o melhor a ser feito era mostrar o papel para o povo e seguir as instruções.
Peguei o bonde, desci em um terminal e usando o mesmo procedimento localizei o ônibus que eu tinha que pegar em seguida. O Motorista muito prestativo me ajudou a comprar o cartão (estilo bilhete único de SP) para embarcar no ônibus. Desci em outro terminal, não tinha a menor idéia de onde estava. Tinha que pegar um outro ônibus, mas alí não tinha lugar para comprar cartão, e os ônibus não tem cobradores, ou seja: sem cartão não tem ônibus. Em linguagem de sinais, conversei com um comerciante que ficou sensibilizado com a minha situação e ele conversou com o motorista para me dar uma carona gratuita. Como nesse mundo existem pessoas legais, não é? Depois de mais algumas horas cheguei na Sony e para a minha surpresa, a manutenção seria gratuita e eu receberia a câmera no hostel. Melhor que isso impossível!
Bem, chegando ao hostel, liguei para a minha agente de câmbio e após uma transferência bancária e algumas horas, consegui colocar dinheiro no cartão VISA pré-pago que tenho. Assim resolveu-se o problema do dinheiro.
Por fim, tentei mais uma vez recuperar a minha conta do Yahoo que estava com problemas e desta vez eles corrigiram uma falha no sistema de recuperação o que me permitiu definir uma nova senha e finalmente acessar a minha conta.
Assim, o dia que começou péssimo com quase tudo dando errado, terminou da melhor forma possível, com uma cerveja, Narguile com excelente companhia, dinheiro no bolso e e-mail funcionando!

1 comentários:

bianca ducci disse...

Nooooooossa, só agora vi que vc tem um blog! me divertindo horrores! beijooos

Postar um comentário