As mesquitas de Istambul

16 de setembro de 2011

Segundo dia em Istanbul, resolvemos, sair eu e o Fred, para conhecer a cidade.
Istambul é a cidade com as mesquitas mais fantásticas que já vi. Existem duas principais a Hagia Sofia (Santa Sabedoria em turco) que é lindissima por fora e caríssima por dentro, para vê-la por dentro custava cerca de 10 €, oportunidade que deixamos passar. O outro edifício que chama atenção no centro de Istanbul é a Mesquita Azul, esta sim uma mesquita de verdade não cobra a entrada sendo, assim, acessível a pobres mochileiros como eu e o Fred.

Eu continuava sem câmera e por isso não tenho nenhuma foto daquele lugar, mas google images está aí para isso.
Mesquita Azul, by Google Images

Seguimos em seguida para o mercadão, onde podia-se compra todo o tipo de quinquilharia, coisa que os turistass adoram, mas nós, mochileiros experientes, sabemos como ignorar a tentação de comprar aquelas porcarias que todo mundo adora.
Saindo do mercadão, entramos em algumas ruas esquecidas pelos turistas de Istanbul onde pudemos apreciar as delícias da culinária local e que ainda não fora estragada pelo dinheiro dos turistas. Era um restaurantezinho, pequeno e escondido, forrado de turcos onde pudemos comer bastante por menos de 2 €.
Mais uma volta pelo centro e voltamos para o hostel, onde encontramos uma das nossas adoráveis britânicas que nos chamou para uma festinha na casa de um turco que elas conheceram.
O cara era um espertalhão, era dono de um café muito bonito e convidava todas as turistas bonitinhas para o último andar onde rolava uma festinha particular. As nossas britânicas perguntaram a ele se podiam chamar dois amigos e foi aí que que conseguimos acesso ao harém particular daquele turco espertinho.
Junto das britânicas estava uma americana de origem chinesa, com a qual conversei um pouco e logo em seguida chegou uma dupla de sérvias lindíssimas com a qual também conversei bastante, especialmente com a Marija, que além de falar espanhol era uma excelente companheira de copo.
Por fim terminamos em uma balada com toda a galera. Experimentei a temida Rakia, uma bebida a base de anis que quando misturada com água adquire uma aparência leitosa. Acabei tomando duas e quase fiquei a ver nuvens. No final, eu e a Marija acabamos nos perdendo do grupo e tivemos que pegar um taxi para o hostel, felizmente o hostel dela era na mesma rua que o meu. Nos despedimos com a certeza de que não nos veríamos nunca mais.
A minha câmera chegou no dia seguinte, e este também seria o último dia do Fred, resolvemos dar uma volta na Ásia, pegamos a balsa e meia hora depois estávamos no lado asiático de Istambul, que, de fato, não apresenta nenhuma diferença com o lado europeu do Bósforo.

Primeiro passamos por uma torre, muito bonita e com a qual esperávamos ter uma bela vista panorâmica da cidade, porém precisava pagar para subir e nenhum de nós estava muito a fim.
Decidimos então caminhar sem rumo por ruas estreitas pelas quais nenhum turista ousa ir. Haviam umas crianças jogando futebol na rua, eu quando falo que sou brasileiro todo mundo já espera Ronaldinho com uma bola, ledo engano. O Fred porém, tem mais familiaridade com uma bola no pé e resolveu brincar com a mulecada. No início eles ficaram desconfiados, mas quando viram que o Fred era legal se abriram em risadas e gestos de aprovação. Interessante ver como a língua do futebol é capaz de unir povos.

Voltando para o hostel fiquei de papo com uma brasileira enquanto o Fred foi dormir, ele precisava acordar por volta das 4:30.
Ao final acabei esperando o Fred enquanto atualizava minha vida cibernética.
Aquele seria um companheiro de viagem que deixaria muita saudade. Tínhamos pessoalmente muito em comum e como viajantes nos entendíamos perfeitamente. Tivemos muitos bons momentos juntos, muitas risadas e muitos bons papos.
Em Tirana

Puta frio no Lago Ohrid

Caminhamos até a fronteira com a Macedônia

Passeio de barco em Tivat

Valeu Fred, você fez dessa viagem uma experiência muito melhor!

No dia seguinte refiz algumas das rotas que havia feito com o Fred, porém agora estava munido de câmera e podia registrar alguns daqueles lugares maravilhosos.

De noite, peguei um ônibus com destino a Isparta, onde faria Couch Surfing.