Sangue na Plaza de Toros

5 de maio de 2011


A tourada é um esporte cujas tradições remontam milênios, acredita-se que tenha começado com os Celtas e seus sacrifícios rituais de touros. De todos os animais que os antigos conseguiam domar, o touro era o que dava mais trabalho, eles são muito agressivos e perigosos, é necessário castrá-los para que eles se tornem os bois dóceis que vemos nas fazendas.
Os touros, indomáveis se tornaram, portanto, um símbolo de poder incontrolável da natureza. Assim, a Tourada representa o controle da natureza, o homem contra a fera, a inteligência contra a força bruta.
O espetáculo em si é muito belo, um tanto quanto selvagem e sangrento, mas ainda assim, belo.
Inicialmente existem vários participantes, os chamados subalternos, que possuem a função de cansar o touro.


Após alguns instantes, entra na arena o Picador, um homem montado em um cavalo fortemente protegido que, usando uma lanca dá um golpe no touro para que se evite que este levante demais a cabeça colocando em risco a vida do toureiro.

Em seguida é a hora dos Banderilleros fazerem a sua parte. Sem utilizar a muleta (o pano vermelho), eles cravam bandeirinhas no touro com a finalidade de demonstrar sua braveza em ser o alvo direto do touro.
A partir deste momento inicia-se o "baile" entre o toureiro e a fera.

Quando o touro está mais cansado, é a hora do golpe final. Com uma longa espada, o toureiro chama a atenção do touro com a muleta baixa, quando o touro vem, ele crava a espada até o fim.


Em poucos instantes o touro tomba, e depois de definitivamente morto, tem suas orelhas cortadas e oferecidas ao toureiro que as expõe como um troféu.

Há, hoje em dia uma certa polêmica quanto o futuro das touradas. As sociedades protetoras do animais avançam pouco a pouco para acabar com as touradas, inclusive, já conseguiram proibí-las na região da Catalunha (onde fica Barcelona), é claro que a tradição das touradas em terras catalãs não é nem de perto parecida com a tradição na região da Andaluzia.

Após mortos, os touros são levados para açougues onde a sua carne, dura pelo que me falaram, é vendida a preços altos.

Na saída, encontrei o toureiro das fotos acima:
Muito gente fina, por sinal.

2 comentários:

Val disse...

Acho a parte do picador a pior, não sabia que o objetivo é impossibilitar que o touro levante cabeça

Anônimo disse...

http://www.iwab.org/intropor.html

É uma 'tradição' repugnante... Tenho vergonha dos 'humanos' que ainda buscam mantê-la...
O especISMO equivale ao racISMO, ao sexISMO...

Lamentável...

Postar um comentário