Chiclana de la Frontera: Muito mais da Espanha

5 de maio de 2011

Saindo do Cabo de São Vicente, fiz escala em Lagos e de lá saí direto para Chiclanna de la Frontera, uma viagem de pouco mais de 10 horas, demorada mais do que o necessário devido às diversas paradas.
A Espanha é, na verdade, país com um amontoado de diferentes culturas, existem os Castelhanos, Catalães, Bascos e Andaluces. A Região de Andaluzia, onde fica Chiclana, é onde encontramos as tradições mais conhecidas internacionalmente como sendo tradição Espanhola, entre as mais conhecidas estão as touradas e o flamenco.
Encontrei aqui a Karina, uma prima em primeiro grau que mora na Espanha há quase 22 anos. Nos conhecíamos apenas por Internet, já há uns 3 anos, nunca nos vimos pessoalmente, este era, portanto, um encontro há muito esperado. O plano era ficar alguns dias com ela e com seus dois filhos, Álan (11 anos) e Lucca (9 anos), dois levados garotos que entendem português mas tem no castelhano a sua primeira língua.

A Karina e seus dois garotos vivem em um confortável apartamento, grande o suficiente para me receber sem grandes preocupações.
Cheguei em uma quinta-feira à noite, na sexta fomos com as crianças a um parque, um programa bastante calmo, calmo pois no dia seguinte o plano era de muita agitação. Primeiro um show de um amigo brasileiro da Karina e depois balada.
Neste passeio, acompanhou-nos a Bella (que até agora não conssigo pronunciar direito) uma espanhola animadíssima que além de dançar como doida se diverte fazendo duetos com a Karina daquela música "Tou nem aí" com um sotaque que entrega a sua não brasilianidade. A Balada foi inteiramente gratuita, graças aos ótimos contatos que a Bella tem. Ah, esqueci de dizer, a Bella é MUITO gata.
No domingo, a programação era mais tradicional: Tourada!!! O próximo post vai ser sobre isso.
Durante a semana, a Karina trabalha e as crianças a deixam louca para ir à escola. Aproveitei para ir a Cádiz, uma cidade praiana a alguns quilometros de Chiclana, que além da bela paisagem possui parques e praias bem legais.



Aproveitei também a semana para ir à praia. Detalhe importante das praias espanholas, quase todas as mulheres fazem Top Less... Para nós, homens brasileiros, que não estamos acostumados com toda essa liberdade, é difícil não fazer aquela cara de UAU, mas depois do décimo, a gente já se acostuma. Que me desculpem os leitores mais animados, mas não tirei nenhuma foto.



Fui até a Praia de Sancti Petri, que tem esse nome devido ao castelo com o mesmo nome, localizado em uma ilha bem em frente a esta praia. Neste castelo, existe o Templo de Hércules que, segundo a lenda, é o lugar onde Hércules foi enterrado. O castelo é tão perto que é possível chegar lá tranquilamente a nado, só não o fiz por dois motivos: a água é muito gelada e eu não estava com trajes próprios ao banho.
Trajes impróprios para banho.

Poseidon

No dia seguinte, quarta-feira, fui acompanhar o Guillermo, radialista amigo da Karina, a um debate na Câmara dos Vereadores de Chiclana, sim, falta do que fazer, mas foi bem interessante nos momentos que eu estava acordado. Política é a mesma em todo lugar... Os partidários do governo concordam com tudo, os da oposição discordam de tudo, parece que nem prestam atenção no que é dito.

Na sexta a noite teve um show de Copla, um estilo característico de música espanhola que possui, em geral letras tristes e melancólicas que me lembrou muito o fado português.

Mas o melhor da noite foi o grupo de dança flamenca, foi demais.

No sábado, teve festa na casa da Karina, fui comprar com o Claudio, um chilenno muito gente fina, os ingredientes para o "Completo", um cachorro quente com um ingrediente muito inusitado, pasta de abacate, pior que é bom pacas. Infelizmente, a festa aconteceu no mesmo momento que aconteceria um show de flamenco, eu tinha que ir...


O flamenco é, além da conhecida dança, um estilo musical muito característico. Muito parecido com os famosos Gipsy Kings, e neste show que fui, estava tocando um dos mais conhecidos guitarristas de flamenco: Paco Cepero, é, eu também não conhecia, mas a casa estava cheia e a apresentação foi fantástica.. Abaixo um trecho que gravei.

Aproveitei pra tirar uma foto com os caras, muito legais, aliás.
Paco me contando como foi tocar em Copacabana há 5 anos.
Os trajetos:

O passeio em Cádiz


Sancti Petri e La Barrosa

1 comentários:

Karina disse...

Adorei primo! Fico feliz que gostasse de Chiclana e tenha aproveitado pra fazer muitas coisas e também dar uma parada de descanso no caminho!!

Postar um comentário