O outono dourado da Suíça!

25 de janeiro de 2012



De repente me vi mais uma vez em uma estrada, bandeira do Brasil, placa para Edolo, dedão apontado para cima e é só aguardar.

Carona é muito como CouchSurfing. É esperar por pessoas dispostas a ajudar um estranho sem esperar nada em troca. Infelizmente a maioria das pessoas ainda teme o caroneiro, acham-nos perigosos e os filmes relacionados ao tema também não ajudam. Ainda assim, felizmente, muita gente topa dar essa ajuda e, pela minha experiência, vale muito a pena. Não só pela economia, mas também por dar-nos a chance de conhecer pessoas que poderiam mudar a nossa viagem para melhor (comigo isso aconteceu na Albania e na Noruega).

Foram três caronas até chegar à fronteira com a Suíça, o último fez um desvio de uma meia hora para me deixar mais perto de lá (gente finíssima). Na fronteira fizeram um controle rigoroso de entrada, primeiro pedindo documentos, e em seguida fazendo uma revista detalhada na minha bagagem, mas como eu não esperava ter problemas, levei numa boa; o guarda ainda me deu várias dicas.


Foram mais duas caronas até chegar a St. Moritz. O mais interessante foi o fato de que ambos eram portugueses e que só devem ter parado por causa da bandeira do Brasil. Na segunda carona, passamos alto nas montanhas e havia neve para todo lado, uma visão muito bonita, mas muito escura para fotos de dentro do carro.


Uma pequena caminhada até chegar no hostel (visto que não arrumei nenhum couch naquela cidade) e facada... 38 euros pela noite; mas poderia ser pior, se eu estivesse chegando um mês depois (na temporada de esqui), a facada seria de nada menos que 70 euros, por um hostel. Na manhã seguinte, o café da manhã era tão bom que até fazia parecer que os 38 euros pagos pelo hostel não eram tão caros assim. Fora a adorável companhia de um casal queniano super simpáticos.

Segui pedindo caronas, o primeiro carro que parou foi o da polícia. Pediram meu passaporte, fizeram um monte de perguntas e foram embora. Depois parou um carro com dois jovens e me deixaram próximo à única saída para Zurique que, aliás era uma paisagem lindíssima. 



Por fim um canadense de origem suíça me deu uma longa carona até quase a borda de Zurique onde peguei mais uma carona para o centro da cidade. Fiquei com a impressão que a Suíça é um país facílimo de caronear.


Pelo CouchSurfing encontrei a Andrea e o Pius, um adorável casal de aventureiros com algumas viagens fabulosas no currículo. O Pius, por exemplo, foi de bike do Alasca até a Argentina. Fora a simpatia, eles tinham uma estrutura para receber hóspedes de fazer inveja a muitos hotéis. Internet, uma cama confortabilíssima, uma bicicleta para andar na cidade, um projetor que fazia a sala parecer um cinema e o mais impressionante: o couchphone, um celular que os hóspedes poderiam usar para se comunicar com eles. Quando eu começar a hospedar, quero ser que nem eles.

No total fiquei com eles por 4 dias. No primeiro, dei uma volta na cidade que era lindíssima. Fiquei encantado com a paisagem de outono que via de uma forma tão marcante por ali. As árvores pintadas de dourado, a grama coberta de folhas secas e aquele vento frio que nos lembrava insistentemente que eu estava longe do Brasil.




No outro dia, um sábado, marquei de encontrar a Nadja, aquela adorável garota que conheci com o Fred em Montenegro. Mantivemos contato desde que nos despedimos em Tivat e finalmente nos encontramos novamente para colocar o assunto em dia. Encontramos mais tarde a Giulia, que também esteve conosco naqueles dias tão especiais. Cheguei tarde em casa onde o Pius me aguardava para ver uma animação engraçadíssima: Team America.


No dia seguinte fui dar mais uma volta na cidade. Desta vez, incluí um passeio de balsa no Lago Zurich e também uma caminhada no parque chinês, outro lugar com um cenário de outono belíssimo.




O dia seguinte era dia de seguir viagem. O Pius me apresentou um site genial, o Mitfahrgelegenheit. Nele pessoas que vão fazer alguma viagem disponibilizam no site lugares vazios no carro com o objetivo de dividir as despesas de gasolina. Com isso, a viagem para Munich, que sairia por 100 € por transporte normal, custou-me apenas 12 €.

Só houve uma confusão imbecil, a carona era para as 8pm mas eu li 8am, com isso, acordei cedo, e fiquei esperando no frio até ligar para o cara e perceber o erro. Tentei então seguir de carona, mas a facilidade que tive em St. Moritz não se repetiria em Zurich, fiquei por umas duas horas e desisti quando não sentia mais meus dedos. Acabei voltando para o apartamento da Andrea e do Pius e fiquei por lá até a noite quando segui de carro para Munich.

Ao fim, apesar de a Suíça ser um país bastante caro, consegui passar estes 5 dias gastando menos de 100 €, o que é uma realização digna de nota.

0 comentários:

Postar um comentário